Vida de PC Gamer Pobre não é fácil, ver dezenas de lançamentos de jogos e saber que sua carroça gamer não vai rodar praticamente nenhum. Ainda mais agora, no despertar de uma nova geração de games, com jogos cada vez mais pesados. Jogar em 4K? 8K? Ray-tracing? Nem sonhando! É triste, mas é a vida.
Mas nem tudo está perdido pra você, pobre PC Gamer pobre, ainda existe uma vaga luz no fim do túnel por onde sua carroça se arrasta: Trouxemos aqui algumas ótimas dicas de otimização de PC para melhorar o desempenho em games, pois sabemos que pra quem tem um PC fraco ou mediano, cada FPS conta.
Vamos lá.
1 - Otimização de Hardware
Bem, vamos começar com o óbvio: Quanto melhor o hardware, melhor o desempenho. Infelizmente, hardware custa caro, e pra nós que somos pobres isso é um problema enorme. Mas, se você precisa fazer um upgrade de hardware, ainda podemos ajudar você com isso. Confira a funcionalidade de cada componente para que você compre apenas o que for realmente necessário:
Processador
O desempenho geral do seu PC gira em torno do processador. É ele que realiza todos os trabalhos necessários para atender as solicitações do usuário. Em jogos, o processador tem um papel fundamental, sendo responsável pela entrada e saída de dados, cálculo de física, ambientes, inteligência artificial entre outros. Um bom processador irá garantir que tudo isso tudo isso funcione fluidamente, sem comprometer o desempenho de outros componentes.
Placa de Vídeo
Principal componente de hardware quando se trata de jogos. Processa a renderização de imagens, vídeos e animações, além de realizar cálculos matemáticos que liberam o processador para outras tarefas. A placa de vídeo é o componente que tem maior impacto no FPS (quadros por segundo) dos jogos.
Memória RAM
Tecnicamente a memória RAM não deixa o seu computador mais rápido, mas evita que ele fique lento. O que na prática dá no mesmo. Enfim, quanto mais memória melhor, e quanto mais rápida for a memória melhor ainda. Para jogos atuais, considere um mínimo de 8GB de RAM, e se possível opte por 16GB.
Placa Mãe
A placa mãe é onde junta toda essa bagaça. É ela que gerencia todos os componentes do seu PC. Uma placa mãe boa irá fornecer estabilidade, segurança e ainda possíveis upgrades. Ao escolher sua placa mãe, pense que talvez você não vá ser pobre a vida inteira, e futuramente poderá comprar alguma peça para melhorar seu PC. Portanto é recomendável que sua placa mãe tenha slots disponíveis para instalar as peças novas.
HD/SSD
Você já sabe que todos os arquivos ficam guardados no HD, e apesar do HD não influenciar diretamente no FPS do jogo, um HD lento poderá trazer loadings demorados, e lentidão ao carregar memórias de alta resolução. Além disso, outros programas que estiverem usando o HD enquanto você está jogando, poderão fazer com que seu jogo fique travando em determinadas áreas.
SSD é um HD mais estável, seguro e muito mais rápido. É recomendável ter um SSD para rodar o sistema operacional, e um HDD para armazenar arquivos maiores.
Fonte
É da fonte que vem toda a energia utilizada pelos componentes do seu PC. Uma fonte boa garante estabilidade na conversão de energia, e qualidade na alimentação dos componentes. Fontes boas também possuem sistemas para proteção contra oscilações e outros problemas que possam acontecer na rede elétrica, protegendo os componentes.
É recomendável pesquisar bastante sobre o consumo de energia de cada componente para escolher uma fonte adequada. Principalmente em relação a placa de vídeo, que geralmente precisa de muita potência elétrica.
Dica: Mesmo que você não possua um PC super potente com placa de vídeo dedicada, é recomendável investir em uma fonte de qualidade.
Dica: Mesmo que você não possua um PC super potente com placa de vídeo dedicada, é recomendável investir em uma fonte de qualidade.
2 - Otimização de Software
- Drivers
Drivers são os softwares que controlam o hardware. É muito importante que esses drivers estejam atualizados, pois passam por constantes modificações e melhorias. Muitos dos problemas que acontecem com PCs, podem ser corrigidos com apenas uma atualização de driver. E isso inclui problemas de desempenho. Já vi jogos que estavam injogáveis que passaram a rodar tranquilamente após uma atualização de driver de vídeo. - Inicialização
Muitos programas possuem função para carregar automaticamente ao iniciar o computador. Claro que cada programa desses consome um pouco de recurso do sistema. E são recursos que podem fazer falta na hora que estiver jogando.
No Windows, pressione a combinação de teclas: Ctrl + Shif + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas, e na guia Inicialização, você poderá ver todos os programas que são carregados na inicialização do sistema. Você também pode ver qual o impacto desse programa na inicialização. Um impacto Alto significa que esse programa é mais pesado e pode fazer com que seu computador demore para inicializar.
Desativando esses programas, irá fazer seu computador iniciar mais rapidamente e deixar mais recursos livres para execução de jogos. Clique com o botão direito no programa para desabilitar a inicialização. - Atualizações
As atualizações do sistema são muito importantes para a estabilidade do computador, mas podem ser um problema para quem tem PC fraco e pior ainda para quem tem internet lenta. Ou seja, alguém exatamente igual a você, PC Gamer Pobre.
Isso porque essas atualizações acontecem automaticamente, utilizando recursos do computador e da internet. Então o melhor a fazer é escolher quando essas atualizações serão executadas, para que não atrapalhem a sua jogatina.
No menu Iniciar, clique em Configurações, depois em Atualização e Segurança e na guia Windows Update, clique em Opções Avançadas. Na parte de baixo selecione Pausar até e escolha uma data. Até lá, o Windows não irá verificar atualizações do sistema. - Programas em segundo plano
Programas rodando em segundo plano podem consumir uma boa parte dos recursos do seu computador. Inicialmente verifique na bandeja do sistema quais programas estão rodando, e feche os que não precisa no momento. Geralmente basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa, e selecionar a opção fechar.
Alguns programas e processos não aparecem neste tray da barra de tarefas, ficam rodando em segundo plano sem nenhuma interação com o usuário. Você pode desativar alguns programa para conseguir liberar um pouco mais de memória através do Utilitário de Configuração do Sistema. Primeiro, aperte a combinação de teclas Win + R para abrir o menu Executar, neste menu digite: msconfig e aperte Enter. Irá abrir uma nova janela, e nela você vai na aba Serviços, nesta tela, você pode ir desmarcando os serviços que não irá utilizar, os serviços selecionados não serão carregados na inicialização do sistema.
Uma dica, marque a caixa de opção "Ocultar todos os serviços Microsoft" para não desabilitar algum serviço essencial do Windows.
Mas atenção, desativar serviços pode fazer algum programa parar de funcionar corretamente, caso isso aconteça, volte nessa tela e reative os serviços. - Configurações Gerais
Esta última dica pode ajudar a melhorar o desempenho geral do seu computador, tanto para aplicativos quanto para jogos.
Em uma janela do Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse no ícone do Este Computador e selecione a opção Propriedades. Na janela que se abre, no menu do lado esquerdo, clique na opção Configurações Avançadas do Sistema. Em seguida vá na guia Avançado e no grupo desempenho clique no botão Configurações. Irá abrir a janela Opções de Desempenho, e nela você poderá selecionar a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
Isso irá retirar muitos efeitos visuais e animações do Windows, o que pode deixar o sistema um pouco feio. Mas você pode voltar ao normal selecionando as outras opções.
E não deixem de curtir a nossa página no Facebook: facebook.com/pcgamerpobre/
Comentários
Postar um comentário